Sucesso do Churrasco Coreano no Japão
24 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: ambiente com ventilação que evita Convid-19, carne bovina cara, o churrasco coreano conhecido como yakiniku faz sucesso no Japão, programa familiar uma vez mês por mês
Um artigo publicado Yuki Machino no jornal japonês The Mainichi informa que o yakiniku coreano está fazendo sucesso no Japão, mesmo na atual crise da pandemia. Tudo indica que existem razões para tanto, pois a carne no Japão é cara, sendo apreciada somente em ocasiões raras, normalmente para acompanhar bebidas, pois conta com o tempero forte dos coreanos. A ventilação ajuda levar, eventualmente, os vírus para sair pelo teto, mas quando se trata de um grupo grandes, há que se tomar cuidados adicionais. Os grupos costumam ser hoje de familiares.
Existem pequenas variações do yakiniku coreano, dependendo do restaurante
Quando muitos restaurantes japoneses sofrem com a redução dos seus clientes, existem cadeias de estabelecimentos que servem o churrasco coreano que no Japão se chama yakiniku. Existem famílias que vão a estes locais para se servirem deste prato cerca de uma vez por mês, pois comparado com as carnes japonesas seus preços são convenientes. Eles estão fazendo sucesso e estes locais contam com clientes em numero satisfatório.
Muitas das refeições asiáticas são para grupos, sendo excessivo para um casal. Como as carnes utilizadas não de qualidade elevada, servem mais para acompanhar bebidas e outros complementos. Como exigem ventilações para o teto, eventuais vírus são levados para fora do ambiente. Mas cuidados adicionais são sempre convenientes.
As famílias frequentam estabelecimentos que ficam próximos às suas residências e os jovens apreciam carnes bem temperadas. Existem redes que contam com mais de duas centenas destes estabelecimentos espalhados pelo Japão. Possivelmente, a escala acaba proporcionando custos convenientes.
Algumas redes que trabalhavam com outros alimentos mudaram para o fornecimento do yakiniku, acompanhando a preferência dos fregueses. Os bons empresários e seus auxiliares procuram se manter atentos às mudanças que vão ocorrendo no mercado.