28 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Gastronomia | Tags: as possibilidades de riquezas como da biodiversidade brasileira, as riquezas culinárias decorrentes das limitações como na China e no Japão, o lamentável peru no Dia de Ação de Graças
Ainda que seja admissível a força da tradição como o uso do peru nos Estados Unidos, que é uma carne que não pode ser considerada nobre e exige o uso de muitos molhos na tentativa de melhorar o seu sabor, para comemorar o Dia de Ação de Graças. Outros países que apresentam limitações, como na China e no Japão, a necessidade obrigou a contar com maior criatividade e no Brasil a biodiversidade disponível permite uma culinária mais rica.
A pobre carne de peru, cujo sabor precisa ser melhorado com o uso de muitos molhos, no Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, mas, mesmo assim, não é um prato de destaque na culinária
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22 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a tapioca virou uma moda no Japão sendo utilizado de variadas formas, desde chá a ingredientes em cosidos e sobremesas, produto oferecido no mercado de forma prática
Existem produtos que viram moda no Japão e, atualmente, a tapioca ocupa uma posição de destaque, sendo oferecido no mercado de formas diferentes, por muitos produtores. Um artigo publicado no Japan Today por Katy Kelly, do SoraNews 24, informa sobre esta moda, que vem utilizando a mandioca produzida na Tailândia, principalmente, fornecida por variados produtores. Originário da América Latina, veio sendo usada pelos índios de formas diversas, contando com muitas variedades diferentes.
Uma foto de um molho produzido com a tapioca, servindo como caldo para o cozimento de legumes, constante do artigo publicado no site do Japan Today
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10 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: estabelecimento com 214 anos de história, mizuyokan (tipo de geleia com feijão soja) com rum e gim, sabores suaves preferidos dos japoneses
Um artigo escrito por Ben K, do Grape Japan, foi publicado no Japan Today, informando sobre o lançamento atualizado do mizuyokan (um tipo de geleia com base no feijão soja vermelho), de sabor suave e muito adequado para o verão, produzido pelo Funabashiya Koyomi, uma empresa subsidiária da que existe nada menos do que 214 anos.
Anúncio do Funabashiya, empresa de 214 anos de existência, com o muzuyokan atualizado, podendo conter rum ou gim, constante do artigo no site do Japan Today
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8 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: continua funcionando até hoje, detalhes que os diferenciam de outros estabelecimentos, restaurante onde nasceu o oyakodon em Tóquio há 200 anos
Um artigo do Casey Baseel, do SoraNews24, foi publicado no Japan Today informando que o estabelecimento que criou o oyakodon há 200 anos continua servindo-o. Oyakodon é uma palavra que nasceu da combinação de três da língua japonesa, oya – que significa pais, ko que significa filho e don que é uma abreviação de domburi, que seria uma tigela de arroz. Este tipo de tradição, evidentemente, só pode ser encontrado num país que tem uma longa história de sua culinária, mesmo as mais simples.
Foto do oyakodon constante do artigo no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na íntegra
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30 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a disseminação do uso da tapioca e do matchá, como industrializados para consumo caseiro, sabores novos que favorecem o uso de produtos com sensações de frescor, tanto nos diversos estabelecimentos
Artigos como de Koh Ruide, do SoraNews 24, e outros semelhantes publicados no Japan Today informam que pratos simples como de sobremesas ou lanches estão intensificando o uso do matchá que tradicionalmente era utilizado nas cerimônias de chá, que, com um pouco de gelo, dá uma sensação de frescor para os seus consumidores. Também a tapioca, que não era muito utilizada no Japão, passou a ser frequente nestes tipos de pratos, servidos nos diversos estabelecimentos e até industrializados para consumo doméstico, com o acréscimo de diversos sabores.
A tapioca com diversos sabores, como do tradicional matchá, viraram moda no Japão e muitas empresas estão oferecendo estes produtos nas lojas para os consumidores japoneses, bem como industrializados para uso caseiros
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11 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: cada vez mais frequentada por clientes que preferem refeições ligeiras, existe no Japão algo semelhante há muitas décadas, poucos produtos mantendo uma elevada qualidade, uma combinação inusitada
Existe no bairro de Pinheiros, em São Paulo, um simpático pequeno estabelecimento onde se encontra uma ampla variedade de chás de muitos tipos, principalmente os provenientes da China, que podem ser apreciados como em poucos lugares no Brasil. Também servem leves refeições de origem chinesa, que aprecio muito no início da noite, como depois de um programa num cinema próximo. Hoje, é muito frequentado por uma clientela jovem que aprecia refeições ligeiras. O interessante é que algo semelhante já existe no Japão há muitas décadas, mantendo também a sua qualidade por gerações de responsáveis, como pode ser visto num artigo publicado por Hiroshi Tachibana e publicado no Yomiuri Shimbun.
Nesta loja de chá que se estabeleceu em 1887, Yasunori Takamiya, da sexta geração de proprietários, serve uma tigela do chukasoba, um ensopado chinês com macarrão de trigo sarraceno. Foto constante do artigo no site do Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra
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29 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a tapioca serve como base de um doce japonês, certamente um sabor discreto como é da preferência japonesa, combinação discreta com o chá
Uma matéria interessante consta do jornal Japan Today informando que foi lançado um novo prato de doce japonês que tem como base a tapioca, combinado com o chá verde, resultando num sabor discreto e refrescante como é de preferência dos consumidores japoneses. Muito conveniente para um período de temperatura quente como o que predominou recentemente no Japão. Um estabelecimento chamado Tea Museum, ao lado da Prefeitura de Shizuoka, lançou a novidade.
Foto do Tea Museum, em Shizuoka, Japão
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28 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a tapioca serve como base de um doce japonês, certamente um sabor discreto como é da preferência japonesa, combinação discreta com o chá
Uma matéria interessante consta do jornal Japan Today informando que foi lançado um novo prato de doce japonês que tem como base a tapioca, combinado com o chá verde, resultando num sabor discreto e refrescante como é de preferência dos consumidores japoneses. Muito conveniente para um período de temperatura quente como o que predominou recentemente no Japão. Um estabelecimento chamado Tea Museum, ao lado da Prefeitura de Shizuoka, lançou a novidade.
Foto do Tea Museum, em Shizuoka, Japão
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19 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: organização empresarial para melhor exploração até internacional, pão de queijo conhecimento até no exterior, variedades e possibilidades comerciais
Possivelmente, o pão de queijo, originario de Minas Gerais, é dos produtos brasileiros mais apreciados em todo o país e até no exterior. As variedades possíveis não são conhecidas nem no Brasil e a possibilidade do aproveitamento empresarial no exterior ainda é relativamente modesto, para um produto apreciado até no Japão. Criou-se o Dia do Pão de Queijo.
O tradicional pão de queijo, originário de Minas Gerais, apreciado no Brasil e até no exterior
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18 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: organização empresarial para melhor exploração até internacional, pão de queijo conhecimento até no exterior, variedades e possibilidades comerciais
Possivelmente, o pão de queijo, originario de Minas Gerais, é dos produtos brasileiros mais apreciados em todo o país e até no exterior. As variedades possíveis não são conhecidas nem no Brasil e a possibilidade do aproveitamento empresarial no exterior ainda é relativamente modesto, para um produto apreciado até no Japão. Criou-se o Dia do Pão de Queijo.
O tradicional pão de queijo, originário de Minas Gerais, apreciado no Brasil e até no exterior
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